A dica desta semana é pra você que utiliza a tábua de corte mas não sabe muito bem como limpá-la e/ou higienizá-la, que são duas coisas diferentes! Sempre que você vai na casa de um amigo, num churrasco, ou até mesmo num restaurante, tem aquelas tábuas que ficam riscadas, cheias de resíduos com resto de carne e até de uma espécie de gosma 🤢… É ou não é?
Gente do céu, aquela tábua é um lugar cheio de bactérias. Isso não tem condição! Cruzes! O meu objetivo hoje é ensinar pra vocês como limpar e higienizar as tábuas e também dar umas dicas, básicas e fáceis de aplicar, sobre como usar as tábuas de maneira mais higiênica! Vamos lá, pessoal: a primeira coisa que temos que pensar é porque temos que dar tanta atenção à essa bendita dessa tábua! É nela que você corta os legumes, carnes e faz praticamente todo o manuseio e preparo dos alimentos na cozinha. Então, se a tábua de corte estiver contaminada, vai ser a porta de entrada pra contaminar os alimentos, você e a sua família.
A segunda coisa é a limpeza em si: pra limpar a tábua você vai precisar escolher o detergente adequado, de preferência um anti-bacteriano e neutro, que é o recomendado pela Vigilância Sanitária pra restaurantes, por exemplo. Não vai adiantar você usar o mesmo detergente que já usa pra limpar o piso ou um sabão em pó que usa para lavar a roupa pra querer limpar a sua tábua de corte.
Então, com o detergente adequado, lave sua tábua e seque com papel toalha! Vamos evitar usar o pano de prato pra isso! Inclusive tem um vídeo anterior que falo mais sobre esse assunto: o pano de prato pode estar contaminado por resíduos de outros alimentos e pelas nossas mãos, que nem sempre estão tão limpinhas quanto parece Vou deixar o link pra esse vídeo, pra vocês assistirem novamente: https://youtu.be/tkDs_txCEI4.
Agora essa dica é para você que tem máquina de lavar louça e tábua de corte de madeira: evite colocar a tábua na lava-louça porque a temperatura dela é alta e pode danificar a tábua, abrindo ainda mais aquelas fendas, riscos e rachaduras que são causados ao passar a faca na tábua. Essas aberturas podem gerar ainda mais contaminação, pois aumentam o espaço de “moradia” das bactérias. Então, fica a dica! Bem, depois de limpar a tábua de corte você precisa, pelo menos uma vez por semana, higienizá-la. O que é higienizar? A limpeza, primeiro processo que falamos, é superficial, é quando eliminamos a sujeira visível. Já a higienização é uma desinfecção extremamente necessária, pois elimina aquilo que você não vê 👀 Então, como higienizar a tábua? É simples! Você pega uma parte de água sanitária pra quatro partes de água, coloca em um recipiente, deixa a tábua de molho por 20-30 minutos e depois põe pra secar ao tempo, na posição vertical. Outra alternativa, caso você não tenha água sanitária na hora da higienização, é usar vinagre, que é também um ótimo bactericida! Mas melhor que remediar é prevenir, não é? Comer é muito bom e no final de semana vamos pr’aquele restaurante bacana, pro churrasco na casa do amigo, na casa dos familiares… e, normalmente, quando estamos fora de casa é que temos a maior possibilidade de ser contaminados pela comida. Quando você for a um restaurante ou mesmo na casa de uma amigo, observe e compartilhe com ele essas dicas: a tábua de corte é de madeira, de plástico ou de borracha?
Vamos ficar de olho se o restaurante está utilizando as tábuas corretas e apropriadas, já que as tábuas de madeira são muito mais suscetíveis à contaminação.
A Vigilância Sanitária indica tábuas de acrílico ou de borracha, que se encontram facilmente no mercado. E, pra finalizar, as 2 últimas dicas:
1) Em casa é mais fácil ter esse controle. Você pode criar um tipo de código com cores pra usar as tábuas, de maneira a diminuir a contaminação: azul pra cortar pães e outros alimentos mais secos; vermelha pra cortar carnes; verde pra legumes e frutas, por exemplo.
2) Im-por-tan-tís-si-mo! A tábua tem validade, viu, pessoal?! Não dá pra ficar o resto da vida com a mesma tábua e nem dá pra ficar com ela toda riscada e toda cheia daqueles frisos profundos. Gente, pelo amor de deus, viu que a tábua tá toda riscada, cheia de rachadura, tá na hora de jogar fora e comprar outra. É melhor você trocar a tábua e gastar um pouco mais, que contaminar a sua família inteira. Então galera, se gostaram desse vídeo, é importante compartilhar pra que as pessoas de seu contato, e até aquele restaurante que você vai sempre, possam ter acesso a essas dicas e informações! Se tiver alguma dúvida, deixa nos comentários que vamos responder o mais rápido possível!
Curtiu o vídeo? Não esquece de deixar o seu like nem de comentar! Não curtiu? Nos ajude a melhorar, comente também!
Acompanhe tudo sobre o mundo da limpeza aqui no blog! Curtiu o vídeo? Não esquece de deixar o seu like nem de comentar! Não curtiu? Nos ajude a melhorar, comente também!
