No vídeo desta semana vou falar para você prestar bastante atenção e perceber os lugares e objetos do dia a dia que, nem imagina, mas são mais sujos que muito banheiro por aí.
No topo da lista está o controle remoto! Quantas vezes na vida você já limpou o seu controle remoto? Tem pessoas que nunca limparam. Vê se não é assim mesmo que acontece: estamos assistindo um filme, comemos, a mão sempre vai para o controle, que cai no chão, e a mão volta para o controle; chega em casa com a mão suada e… mão no controle; a criança passa a mão na boca, joga o controle no chão, depois ele cai no meio do sofá e você está lá, com a mão no controle de novo. Você já imaginou quantas bactérias, micro-organismos e vírus estão naquele controle remoto? Vamos lá gente: pega o álcool 70%, um cotonete e, uma vez por mês, dá aquela limpadinha no controle! Pensa: é uma coisa simples de fazer e assim vamos reduzir o contato com os micro-organismos e bactérias e, como consequência, também reduzimos as possíveis doenças e infecções, principalmente para as crianças. Agora tenta adivinhar qual é o outro objeto mais sujo que seu banheiro… Pensou? Você não vai acreditar: o celular! Sim, ele mesmo! Você coloca a mão o tempo todo, pega ônibus, entra no carro, cumprimenta uma pessoa e vai a mão de novo no celular. Depois, adivinha onde coloca o celular na hora de atender a ligação? No rosto, é claro! Bem pertinho da boca para gravar aquele áudio no WhatsApp. E para onde vão as bactérias e micro-organismos? Justamente para o seu rosto, bem pertinho da sua boca, aumentando o risco de contrair infecções. Várias pesquisas mostram que celulares são mais sujos que uma tampa de privada. Eca! Pelo menos uma vez por semana, desliga o celular e limpa com álcool 70%. E não esquece de limpar a capinha também! A próxima dupla de objetos mais sujos que seu banheiro vai te assustar! Teclado e mouse do seu computador! Quantas vezes você já limpou o teclado e o mouse? A contaminação acontece como no celular e no controle remoto… E você nunca tinha pensado em tirar um tempinho para realmente limpar e higienizar esses objetos, aposto! Não tem segredo para limpar e evitar a contaminação cruzada: pega um cotonete, álcool 70%, algodão, limpa com cuidado e aproveita para passar um aspirador ou um soprador no teclado, porque isso retira boa parte das bactérias e não compromete a sua saúde.
Agora vamos sair da sala de casa e do escritório e vamos para a cozinha: qual objeto na cozinha está infestado de bactérias? Você lava um copo, lava um prato, panela, enxágua a esponja e pronto, todas as bactérias ficam na esponja. Daqui a pouco vem mais prato, mais panela e continua a mesma esponja. Dá uma enxaguada e continuam lá a esponja, as bactérias e os micro-organismos se reproduzindo. De quanto em quanto tempo você troca a esponja? Uma semana, 15 dias, um mês e lá se vão os meses, só juntando mais bactérias na esponja. Em pouco tempo a esponja está é infectando os pratos, copos e panelas, e não realmente limpando e higienizando.
Mas, sabe de uma coisa? Mudar isso é fácil e vai ser a melhor dica da semana: pega um copo com água pela metade, coloca meia colher de água sanitária, mergulha sua esponja lá por 2 ou 3 minutos e pronto, já será o suficiente para eliminar as bactérias. Se você fizer dessa atitude um hábito vai ter certeza que está eliminando boa parte das bactérias e realmente reduzindo as possibilidades de você ou alguém da sua família terem uma infecção.
Fique atenta/o a essa e a outras dicas, acompanhe o canal Dicas da Carol e saiba como evitar as infecções limpando e higienizando ambientes e objetos da maneira correta.
