Confira no post de hoje os os tipos de equipamentos utilizados na cozinha para depurar o ar.
Coifa é utilizada em restaurantes e cozinhas industriais e tem o objetivo de retirar e filtrar o ar e a fumaça do ambiente, eliminando gorduras e odores.
Depurador é mais compacto e não elimina a fumaça, ele apenas faz uma filtragem primária do ar, reduzindo a gordura que fica no ambiente. Geralmente é utilizado em ambiente doméstico.
Exaustor é utilizado em cozinhas industriais e fica preso na parede. Parece um ventilador que suga ar de dentro pra fora do ambiente.
Você deve ter um maior cuidado com a limpeza da coifa e de depuradores, principalmente com a limpeza do filtro das coifas e depuradores. Nos depuradores a limpeza do filtro deve ser feita a cada 2 a 3 meses. Já nas coifas, você não pode esquecer de limpar também o filtro de carvão. Como a limpeza da coifa é mais complexa, vamos falar no vídeo todos os passos pra uma limpeza de coifa completa.
Vamos lá! Na limpeza da coifa, tem a limpeza interna e a limpeza externa
1) A limpeza da parte externa da coifa deve ser feita com maior regularidade pois é a parte que recebe muito da gordura que fica no ambiente. Essa limpeza deve ser feita, pelo menos, 1 vez por semana. Pra limpeza externa, vou indicar a utilização de um desincrustante ou um produto pra limpeza de forno, um produto mais forte, sempre diluindo com um pouco de detergente. Você deve passar essa mistura com um pano macio e deixar agir por 5 minutos. Depois fica bem mais fácil de remover a sujeira. Não utilizar esponja grossa, que é pra não riscar a estrutura. A limpeza com a coifa enquanto estiver ainda quente, pouco tempo após ter sido utilizada, vai ajudar na remoção da gordura. Ação da temperatura na limpeza!!
Lembra desse vídeo? https://www.youtube.com/watch?v=HFmuYIWZvm4&t=3s
Pra quê mesmo é preciso fazer manutenção e limpeza de coifa?
É pra que o excesso de gordura preso na coifa não caia no alimento enquanto ele estiver sendo preparado. O que costuma acontecer: a gordura vai se prendendo nas paredes internas da coifa e de seus dutos; com a frequência do calor e da fumaça, a gordura vai se carbonizando e virando placas, podendo gerar gotejamento de gordura, contaminando o alimento que está sendo feito. Além disso, esse gotejamento pode gerar um grande risco de incêndio, afinal, gordura é um excelente combustível.
No Brasil, em vários restaurantes que pegam fogo, os bombeiros identificam que a causa do incêndio foi uma placa de gordura que se desprendeu e caiu na chapa ainda quente, causando o incêndio. Você deve fazer a limpeza da coifa da maneira adequada. Inclusive tem legislação especifica pra limpeza de coifas e exaustores. Em outro vídeo vou falar sobre essa legislação e as obrigações dos restaurantes e cozinhas industriais com relação à limpeza de coifas e exaustores.
2) A limpeza completa da coifa envolve a limpeza de todos os equipamentos que a compõem: limpeza interna dos dutos de ar, limpeza dos filtros, limpeza da grelha e limpeza do motor que puxa o ar. Durante a limpeza da coifa é necessário desconectar as partes, sempre respeitando a emenda que o fabricante da coifa colocou. Isso aumenta a vida útil da coifa! Independente do tamanho da coifa, você deve sempre fazer a manutenção e a limpeza pra evitar contaminação dos alimentos e risco de incêndio. Pra coifas industriais, com alto fluxo de uso, o ideal é que seja feita a limpeza, no máximo, de 3 em 3 meses.
Vamos lembrar que coifas, depuradores e exaustores são equipamentos criados pra evitar problemas e pra facilitar nossas vidas. Pra que essa função se cumpra é fundamental fazer a manutenção e a limpeza nos períodos adequados. Assim não corremos o risco de que equipamentos que foram criados pra evitar problemas acabem causando problemas! Precisou de manutenção e limpeza pra sua coifa, exaustor ou depurador?!
Curtiu o vídeo? Não esquece de deixar o seu like nem de comentar! Não curtiu? Nos ajude a melhorar, comente também!
Acompanhe tudo sobre o mundo da limpeza aqui no blog! Curtiu o vídeo? Não esquece de deixar o seu like nem de comentar! Não curtiu? Nos ajude a melhorar, comente também!
